Comprar pela internet tem se tornado cada vez mais comum, até mesmo em serviços essenciais do dia a dia como ir ao supermercado. Com a praticidade de escolher o que precisa sem sair de casa, os consumidores têm se tornado adeptos do delivery em supermercado cada vez mais, mesmo com o controle da pandemia da Covid-19.
Confira abaixo 4 dicas para te ajudar a organizar o serviço de delivery em seu supermercado de forma eficiente, podendo oferecer esse diferencial para fidelizar clientes e aumentar seu faturamento mensal!
1. Organize a equipe e os processos
Índice
O primeiro passo para oferecer um delivery de supermercado eficiente, é organizar como serão feitos os processos e os responsáveis mais habilitados para cuidar de cada etapa, evitando contratempos, etapas esquecidas ou até produtos enviados incorretamente.
Assim, defina a função de cada colaborador. Pense que você precisará de pessoas para realizar as seguintes tarefas:
- Checagem de pedidos: consultar as ordens realizadas, imprimi-las e repassar aos responsáveis;
- Separação de produtos e faturamento: separar os itens dos pedidos em carrinhos, verificar a possível substituição de produtos e faturá-los em um caixa ou através de um sistema para emitir a nota com o valor total;
- Transporte: colaboradores que irão realizar o transporte, a entrega e a cobrança do pedido na casa do cliente.
- É importante que a equipe selecionada atente para a higienização dos produtos, tendo cuidado também na separação em embalagens específicas para transporte de produtos refrigerados.
A organização de tempo para separação e transporte deve ser bem planejada para evitar que os pedidos fiquem muito tempo aguardando para serem despachados, evitando que produtos perecíveis sofram algum dano.
2. Delimite a região e os horários de entrega
Outra dica fundamental é delimitar a região onde as entregas serão feitas, atentando para os bairros em que seus clientes estão mais concentrados. Essa etapa também deve considerar a quantidade de veículos e colaboradores disponíveis, evitando que ocorram atrasos e que os produtos permaneçam muito tempo em transporte.
Um ponto importante também é definir faixas de horários para as entregas, como períodos da manhã, tarde e noite, ou ainda definindo períodos agendados considerando um número de horas, como, por exemplo, das 10h às 13h. Isso ajuda a evitar atrasos e que o cliente fique esperando pelo delivery de seu supermercado.
3. Faça uma boa gestão do transporte
Verifique a disponibilidade de um veículo adequado para transportar os pedidos, evitando que sejam danificados. Prefira pequenos caminhões ou caminhonetes que evitem o contato dos produtos com sol direto, podendo inclusive possuir refrigeração ou ar condicionado para melhor acondicionamento.
Garanta que o responsável pelo veículo se atente sempre para a manutenção do mesmo, assim como mantê-lo limpo e abastecido com combustível para realizar as entregas previstas.
Gestão de tempo e horários também é importante, inclusive incluindo rotas otimizadas para realizar as entregas, evitando desperdício de tempo e de dinheiro.
4. Use um sistema de gestão adequado
Um sistema para gerir os pedidos é fundamental, tanto para a organização de sua equipe na hora de emitir as ordens, selecionar os produtos e separá-los para a entrega.
Ainda, é essencial para facilitar o processo de compra, garantindo que o cliente sempre tenha acesso ao estoque atualizado através de um site ou aplicativo, evitando frustrações como produtos que não estão mais disponíveis.
- Com essas dicas, ficará muito mais fácil organizar o processo de delivery para supermercado, permitindo oferecer um serviço de qualidade e que realmente cative seus clientes.
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