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Como surgiram os carrinhos de supermercado?

Como surgiram os carrinhos de supermercado

Inventado nos anos 1930, o carrinho é hoje não só um item que faz parte da vida de qualquer pessoa, mas também um símbolo do consumo

Os carrinhos de supermercado estão por todas as partes. Não só nos estabelecimentos que lhe dão o nome, mas também em lojas de departamento, decoração, grandes papelarias, pet shops e muito mais. O carrinho é encontrado em diversas cores e tamanhos, com um ou dois cestos, bebê-conforto e outros itens de acessibilidade.

Ele é um símbolo tão forte de compras que sua marca foi para a internet. Em qualquer e-commerce, você também coloca os itens no carrinho antes de fazer o pagamento. Apesar da presença tão marcante em nossas vidas, poucos sabem como surgiu o carrinho de supermercado. É essa a história que vamos contar aqui.

De uma cadeira dobrável ao símbolo do consumo

Tudo nasceu de uma cadeira dobrável. Em meados dos anos 1930, o empresário Sylvan Goldman, dono de uma rede de mercados em Oklahoma, Estados Unidos, queria descobrir uma forma de fazer seus clientes comprarem mais com facilidade.

Nesse período, o volume e peso das compras começava a aumentar com o crescimento da venda de itens em caixas e em embalagens maiores. As antigas cestas já não davam mais conta do padrão de consumo do público e exigiam grandes esforços.

Foi quando Goldman teve uma ideia revolucionária. Por que não utilizar o conceito de uma cadeira dobrável e desenvolver um item que tivesse rodinhas e um cesto maior e mais confortável para as compras? Ele se juntou a Fred Young, mecânico que trabalhava em uma de suas lojas, para trabalhar na ideia.

Pouco tempo depois, os dois apresentaram a ideia ao público, mas a aceitação não foi imediata. Mulheres reclamavam que a novidade lembrava um carrinho de bebê enquanto os homens não queriam ser percebidos como fracos, incapazes de carregar suas próprias compras.

Não demorou, no entanto, para os carrinhos passarem de uma invenção estranha e desrespeitosa para uma necessidade na vida de qualquer consumidor. Goldman contratou atores para usarem e promoverem os carrinhos nas lojas e o público foi convencido da sua utilidade. Em pouco tempo, os carrinhos de Oklahoma estavam sendo vendidos e usados em mercados por todo o país.

Um detalhe faz toda a diferença

Os carrinhos já eram um enorme sucesso nos anos 1950 e foram um dos motores da explosão dos supermercados pelos Estados Unidos. Em 1951, em média três mercados abriram por dia no país. Na década de 1950, 35% das compras de comida nos Estados Unidos eram feitas em supermercados. Dez anos depois, esse índice chegava a 70%.

Porém, havia uma questão que ainda assombrava os donos de mercado: o espaço ocupado pelos carrinhos, que se amontoavam nos estacionamentos e no interior das lojas, dificultando a circulação do público. A solução simples e genial foi dada por Orla Watson, um inventor da região de Kansas.

Foi ele o responsável por desenvolver a parte traseira móvel (ou telescópica, como foi chamada na época) dos carrinhos. Com isso, passou a ser possível acoplar os itens em fila, reduzindo o espaço ocupado. Um anúncio da época mostra a diferença que isso fez. Arrumados, os carrinhos passavam a ocupar 11 centímetros contra 76 cm na versão sem acoplamento.

A inovação fez tanto sucesso que gerou uma batalha judicial pela patente dos carrinhos de supermercado entre Goldman e Watson que durou décadas. Ao final da disputa levada aos tribunais, Watson saiu vencedor e Goldman teve que reembolsá-lo por cada carrinho ‘telescópico’ que produziu.

Invenção à prova do tempo

Passados quase 80 anos da invenção do carrinho de supermercado, é certo que essa invenção sobreviveu ao teste do tempo. E isso com poucas mudanças. O conceito inicial de Goldman, acrescido do detalhe fundamental desenvolvido por Watson, ainda pode ser visto em qualquer carrinho que você usa nos dias de hoje.

As mudanças posteriores trouxeram novas cores e detalhes de ergonomia, sem mudar a ideia-base. Ao falar de alterações nos carrinhos, também precisamos destacar a questão da acessibilidade. E nesse tópico devemos citar uma pioneira: Drew Ann Long.

Mãe de uma jovem com deficiência, Long passou anos com dificuldades para incluir sua filha Caroline em suas idas aos mercados. Isso terminou quando ela desenvolveu o Caroline’s Cart (carrinho da Caroline, em tradução literal). Esse carrinho conta com uma cadeira confortável na parte traseira que pode acomodar pessoas com deficiência de todas as idades. Esta também é uma preocupação da Lions Carrinhos, por isso também temos em nossa linha o modelo L580 (imagem abaixo).

Carrinho de Supermercado com assento para deficientes modelo L580

O design do carrinho permite que qualquer pessoa que originalmente precisaria de uma cadeira de rodas para circular pelo mercado possa ser acomodada de maneira segura e inclusiva. Com isso, a experiência de compra da PCD e do acompanhante é potencializada, e todos podem percorrer o supermercado sem dificuldades.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história desse item que faz parte da vida de todo brasileiro? Conheça agora mesmo o portfólio de carrinhos da Lions. São dezenas de opções em diferentes volumes e formatos, todos com o selo de qualidade da empresa líder na fabricação de carrinhos no país.

Um comentário sobre “Como surgiram os carrinhos de supermercado?”

  1. paulianebatistachaves disse:

    Muito interessante, gostei muito do artigo!

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