Artigos

Como saber a quantidade de carrinhos ideal para seu supermercado?

Como-saber-a-quantidade-de-carrinhos-ideal-para-seu-supermercado

Muitos fatores devem ser levados em conta na hora de fazer o cálculo de quantos carrinhos serão necessários para a sua loja; veja como encontrar esse números

Quando se está planejando a abertura de um supermercado, um dos pontos mais importantes a considerar é a quantidade de carrinhos que a loja terá. Fazer esse cálculo é crucial para a satisfação dos clientes, circulação do público pelo estabelecimento e finalização otimizada das vendas nos caixas.

Essa conta, no entanto, não é muito simples, pois envolve uma série de variáveis que você precisa levar em consideração na hora de definir quantos carrinhos precisarão ser comprados para o mercado. A seguir, veremos quais são esses fatores e como fazer o cálculo de carrinhos necessários no seu estabelecimento para atender bem os consumidores.

Fatores que determinam a quantidade de carrinhos da loja

De maneira geral, cinco fatores precisam ser avaliados na hora de decidir o total de carrinhos que serão comprados para um supermercado. São eles: perfil do supermercado, metragem do estabelecimento, espaço dos corredores, quantidade de checkouts e espaço para armazenamento.

Isso porque a definição da quantidade de carrinhos é muito particular e depende de fatores específicos de cada loja. Assim, mesmo que você esteja planejando a abertura de uma filial, não é possível usar o exemplo de outro estabelecimento para fazer o cálculo, pois cada ponto é único e exige um número diferente de carrinhos. Vejamos em detalhes os cinco fatores citados acima.

Perfil do supermercado

O primeiro ponto a ser considerado é o perfil do supermercado. Lojas de varejo e atacado geram formas de compra inteiramente diferentes, exigindo, portanto, carrinhos diferentes. No varejo, as compras tendem a ser menores, permitindo o uso de carrinhos menores e mais estreitos.

Por sua vez, mercados do tipo ‘atacarejo’ ou atacado atraem um público mais interessado em compras maiores, muitas vezes para revenda em outros estabelecimentos. Nesses casos, os carrinhos precisam ter maior volume e ser mais resistentes, já que serão mais exigidos durante o uso.

Dessa maneira, esse ponto diz respeito mais aos modelos de carrinhos oferecidos na loja do que sua quantidade. No entanto, o perfil do supermercado também determina outras questões, como largura dos corredores e área de circulação, o que impacta de forma indireta na quantidade de carrinhos.

Metragem do estabelecimento

Em seguida, temos a metragem da loja em que o mercado será instalado. De modo geral, a indústria indica um cálculo padrão de um carrinho para cada 10 metros quadrados de área de venda de produtos. Nesse caso, em um exemplo hipotético, deve-se contar com 50 carrinhos em um estabelecimento de 500 m².

Porém, é importante destacar que essa conta precisa estar associada a outras questões. Por exemplo, mercados que tenham estacionamento em geral contam com mais carrinhos, já que existe um maior espaço de armazenamento dos itens – veremos mais sobre isso em breve.

Ao mesmo tempo, isso pode fazer com que alguns clientes deixem os carrinhos espalhados pelo local, o que reduz sua capacidade de reutilização e pode fazer com que mais carrinhos sejam necessários para atender a demanda do público.

Espaço dos corredores

O tamanho dos corredores do supermercado é outro fator que influencia na quantidade e tipo dos carrinhos presentes na loja. O ideal é que os corredores comportem, no mínimo, dois carrinhos passando lado a lado, com uma folga que evite o risco de colisão e permita que outras pessoas sem carrinho também circulem por ele.

Assim, essa é uma variável que determinará principalmente qual a largura máxima que os carrinhos devem ter. Pode ser ruim para a experiência do cliente e, consequentemente, para a reputação do mercado, ter carrinhos na loja que atrapalhem a circulação ou que causem dificuldade de manobra.

Para os casos de lojas com corredores mais estreitos, uma boa opção são os carrinhos de duas cestas, que são mais estreitos, mas não perdem em volume, permitindo que sejam feitas compras grandes no estabelecimento.

Quantidade de checkouts

Outro ponto da estrutura do supermercado que afeta o número de carrinhos necessários na loja é a quantidade de checkouts, ou caixas. A indústria também possui uma fórmula padrão para esses casos, sugerindo que haja 10 carrinhos para cada terminal de checkout, seja autoatendimento ou com um colaborador.

Aliás, é bem importante combinar as duas fórmulas citadas nesse artigo – metragem e checkouts – para chegar ao total de carrinhos na loja. Esses três pontos se complementam e estão intimamente ligados. Não faz sentido, por exemplo, ter uma loja grande com poucas caixas ou um alto número de terminais de pagamento sem muitos carrinhos disponíveis.

O equilíbrio entre os três itens é fundamental e garantirá que a jornada do cliente seja fluida e sem barreiras, com ampla opção de carrinhos, boa circulação na loja e pagamento ágil e com filas rápidas.

Espaço para armazenamento

Por último, o local em que os carrinhos são armazenados precisa ser considerado. Como dito antes, lojas com estacionamento possuem maior facilidade nesse quesito, mas, independentemente disso, é importante que o mercado determine os pontos em que os carrinhos devem ficar expostos para retirada pelo público.

Assim, é preciso calcular esse espaço, onde ele será criado e como os carrinhos ficarão organizados. Além disso, também deve-se pensar em uma área fora do acesso do público em que sejam guardados carrinhos fora de uso ou com necessidade de manutenção.

Com as informações desse artigo, já é possível fazer uma estimativa de quantos carrinhos você precisará para a sua loja. O passo seguinte é comprar carrinhos de alta qualidade no mercado. E o melhor lugar para isso é na Lions.

Nosso catálogo possui dezenas de modelos para atender a todos os tipos de estabelecimento com carrinhos fabricados com materiais altamente duráveis e design moderno e funcional.

Dessa forma, você não só terá o número ideal de carrinhos para a sua loja, como também terá a melhor opção do mercado, com produtos que chamarão a atenção do público pela ergonomia e resistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *