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Bens de consumo: comportamento de compra primeiro semestre de 2022

Bens de consumo

Os últimos anos trouxeram muitos desafios para a economia brasileira, tanto devido à pandemia, quanto a fatores políticos, o que refletiu muito no comportamento de compra dos consumidores e sua relação com os bens de consumo do supermercado.

Ainda houve uma certa movimentação na economia durante o primeiro semestre de 2022, fatores como a inflação, guerra da Rússia contra a Ucrânia e problemas climáticos continuam refletindo negativamente no poder de compra dos brasileiros.

Trouxemos nesse conteúdo um levantamento feito por diversos órgãos de pesquisa que mostram como anda o comportamento de compra no Brasil e o que tem mudado no carrinho de compras da população quando se trata de bens de consumo, tudo comparando o primeiro semestre de 2021 com 2022. Confira!

Comportamento do carrinho de compras do brasileiro

Como forma de tentar se adaptar aos aumentos nos preços dos produtos, os brasileiros têm mudado alguns hábitos na hora de comprar no supermercado. A maior alteração no perfil do carrinho de compras foi na substituição de marcas consumidas por outras mais baratas.

Ainda assim, um mapeamento feito por uma tecnologia de inteligência de mercado chamada Horus, mostrou que houve aumento no valor de ticket médio das compras.

As pessoas estão gastando 27% a mais que em 2021 (R$83 por compra), mas somente com 1% de itens a mais no carrinho que no ano anterior (12 itens). Ou seja, o consumidor tem gastado mais, para comprar quase a mesma quantidade de produtos que no ano anterior.

Essa tecnologia também levantou informações sobre o que os brasileiros têm falado quando se trata das compras de bens de consumo. O que mais tem sido comentado é sobre itens que compravam e não conseguem mais.

Os termos mais ditos são “comprava”, “eu pagava” e “não compro mais”, palavras presentes em pelo menos 22% das postagens sobre o assunto. Também mostra a troca por marcas mais baratas.

Conversas sobre “a alta de preços” também tiveram um grande aumento na internet, com 66% de crescimento comparado a 2021.

Preços e produtos nos carrinhos de compra

Outra métrica para entender como o comportamento de compra tem sofrido alterações é observar quais produtos estão mais presentes nos carrinhos.

No primeiro semestre de 2022, o impacto dos preços resultou em um aumento na compra de produtos industrializados e uma queda dos itens de hortifrúti. Confira a porcentagem de aumento comparando com 2021:

  • Frutas: aumento de 29,8%
  • Legumes: aumento de 48,9%
  • Verduras: aumento de 11,2%

A compra de bebidas alcoólicas também teve uma queda, saindo de uma média de 8 para 6 itens comprados. O açougue também foi afetado pelo poder de compra dos brasileiros, pelo câmbio e pela inflação.

Isso pode ser observado com a substituição da carne vermelha por proteínas como ovos, frango ou carne suína, essa última sendo a única que teve queda no preço médio.

Destaque para o consumo por indulgência

A análise realizada pela Horus também trouxe dados sobre quais categorias de produtos nos mercados reduziram ou aumentaram nesse último período, além da alteração de preços.

Refrigerantes, biscoitos, salgadinhos e snacks, por exemplo, foi uma categoria que vendeu 2,3% a mais no primeiro semestre de 2022, representando 13,5% dos itens nos carrinhos de compra.

Isso está associado por serem produtos de consumo por indulgência, funcionando como um tipo de conforto em momentos difíceis.

  • Esses são alguns dados sobre as mudanças que ocorreram entre 2021 e 2022 e que alteraram a forma de consumo e itens em carrinhos de compra do país.

Continue acompanhando nosso blog, em breve traremos o panorama completo do segundo semestre.

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