Artigos

5 dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente no seu supermercado

5 dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente no seu supermercado

Todo supermercado deve oferecer um ótimo atendimento ao cliente. Afinal, seus clientes são a alma do seu negócio e devem ser bem atendidos para que voltem com frequência. Contudo, nem sempre é fácil agradar a todos e entendemos que você pode estar sem saber por onde começar neste momento.

Por isso, selecionamos 5 dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente no seu supermercado. Com elas, seu atendimento vai se tornar ainda mais especial.

Boa leitura!

1. Conheça muito bem seus clientes

O segredo para realizar um ótimo atendimento ao cliente é saber com quem você está falando. Por isso, conheça o perfil do seu cliente. Saiba qual é a idade média, gênero, classe social e outros fatores relevantes. Assim, seu atendimento pode ser mais direcionado e assertivo.

Você pode conhecer melhor seu público por meio de pesquisas de satisfação feitas presencialmente ou por meio das redes sociais. Ainda, é possível saber mais sobre seus clientes solicitando para que respondam a pesquisa antes de usar o Wi-Fi, por exemplo. Assim, você e seu cliente podem falar a mesma língua, justamente por você saber o que ele espera do atendimento.

2. Tenha uma equipe capacitada

Os colaboradores que têm contato direto com os clientes devem ser os mais capacitados para que prestem um bom atendimento. Isso significa que o supermercado deve instruir seus colaboradores, com um manual de boas práticas no atendimento. Além disso, investir em cursos e outros métodos de capacitação é importante para que o atendimento acompanhe as novidades.

3. Invista em atendimento personalizado

Atendimento não é apenas o momento em que o cliente passa pelo caixa ou pede algum produto na padaria, é muito mais! Com o atendimento personalizado, podemos oferecer brindes de acordo com o perfil dos clientes, ter uma linguagem que converse com ele pelas redes sociais, investir em detalhes da estrutura física e muito mais.

Aqui percebemos o quanto é importante conhecer bem o seu público, para que assim você ofereça brindes, promoções e se comunique de acordo com o que o seu clientes espera do seu estabelecimento. Além disso, você também pode oferecer mix de produtos com preços amigáveis de acordo com o perfil de cliente que possui.

4. Construa uma relação de confiança com os clientes

Um bom atendimento também é aquilo que transmite confiança ao cliente. Ou seja, seu cliente sabe que pode fazer uma queixa, porque ela será atendida. Ou então, sabe que pode sugerir a venda de um determinado produto, pois o seu estabelecimento está sempre pronto para trazer mudanças positivas.

Com isso, quando seu cliente precisa de um produto, ele sabe que poderá encontrar no seu mercado, além de ser bem atendido. Afinal, essa loja transmite confiança para ele.

5. Saiba o que NÃO fazer

Por fim, é sempre importante saber o que não fazer. Com isso, você conhece os principais erros e passa a saber como evitá-los no dia a dia do seu supermercado. São eles:

  • Demora no atendimento: certifique-se de ter uma boa equipe para dar conta do atendimento. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando, especialmente em horários de pico;
  • Ausência constante de produtos importantes como os de marcas mais conhecidas ou produtos básicos;
  • Falta de interesse em ouvir o cliente;
  • Atendimento “ping pong”: o problema do cliente é repassado para outro setor constantemente e nunca é resolvido;
  • Ausência de cordialidade: bom dia/boa tarde/boa noite, obrigada e por favor são termos que devem estar na comunicação dos colaboradores;
  • Ausência de canais de atendimento: ou seja, o cliente não sabe por onde se comunicar.

Investir na estrutura do seu mercado também significa melhorar o atendimento ao cliente. 

Por isso, procure saber sobre a compra correta dos equipamentos, como:

Como a Lions pode ajudar a sua empresa?

Cestas e carrinhos de supermercado são itens importantes e fundamentais utilizados por clientes em mercados e supermercados de todos os portes, pois permite efetuar o transporte de pequenas e grandes quantidades de produtos, de modo seguro e cômodo dentro do estabelecimento.  

Sendo assim, a Lions conta com experiência e qualidade para oferecer aos seus clientes as melhores soluções em matéria de carrinhos e cestas de supermercado.

Nosso catálogo variado pode atender às necessidades da sua empresa, com carrinhos de diferentes tamanhos e configurações, além de opções de cestas de supermercado.

Entre agora mesmo em contato com um representante comercial da Lions para planejar suas compras. Estamos prontos para ajudá-lo a montar o portfólio de carrinhos e cestas do seu supermercado com as melhores opções do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *